Logotipo da Dorinateca - Link para Home
Aumentar a fonte Diminuir a Fonte
Muda contraste.



Cadastrar-se | Esqueci a senha
Abril: Mês da Leitura
Autor: Comunicação
Data: 01/04/2016

Esta ferramenta importante para acesso à informação, educação, cultura e entretenimento tem três dias marcados este mês: 02 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil; dia 18 é o Dia Nacional do Livro Infantil e no dia 23 é celebrado o Dia Mundial do Livro.

Para as crianças, a leitura é o caminho à alfabetização, desenvolvimento e estímulo à criatividade e imaginação. Neste sentido, os livros em tinta e braille estão disponíveis visando garantir a leitura compartilhada. Entre os exemplos de livros inclusivos estão a Coleção Diferenças, com cinco títulos que abordam as deficiências e trabalha a inclusão de forma didática; a Coleção Braillinho Tagarela, com dez títulos diversos, há histórias para todos os gostos e interesses infantis; a Coleção Clássicos Infantis Acessíveis, com dez adaptações de histórias que fizeram e fazem o imaginário infantil passear por cenários como castelos, florestas e contos de fada! Estas coleções estão à venda na loja virtual da Fundação Dorina com envio para todo o Brasil. Já aqui na Dorinateca também há livros infantis disponíveis para dowload, como: Nanica minha irmã pequena deToni Brandão  e  O menino maluquinho de Ziraldo.

Para jovens e adultos, os formatos de livros em áudio e livros digitais acessíveis são muito procurados. Vale reforçar que nem todas as pessoas com deficiência visual são alfabetizadas em braille, sendo assim, e os livros em áudio podem ser mais uma alternativa para que este público acesse a informação. Disponíveis neste formato estão muitas obras literárias, como: A escolha de Kiera Cass, Ilíada com adaptação de Dina Stewart, Capitães de areia de Jorge Amado, O Continente de Érico Veríssimo, O Casamento de Nicholas Sparks.

E para aqueles que estão estudando, os livros em formato digital acessível Daisy, são ideais. Este é um formato que permite que o livro de conteúdo técnico seja portátil e navegável via computador ou tablet. O conteúdo pode ser acessado de maneira rápida e estruturada e o leitor pode visualizar o texto em vários níveis de ampliação da fonte e ouvir simultaneamente em voz sintetizada. Um exemplo interessante é o dicionário, que se fosse em braille teria muitos volumes! E se fosse em áudio, aumentaria o trabalho e o tempo para encontrar as palavras. Assim, o dicionário em Daisy Michaelis de Inglês-Português é uma ótima solução!

E para facilitar os estudos, pesquisas e navegabilidade, o livro Daisy é editável e pode receber notas de rodapé, permite a marcação de texto, a soletração, leitura integral de abreviaturas e de sinais, além da pronúncia correta de palavras estrangeiras. Além disso, o formato é adotado recentemente também pelo Ministério da Educação como um dos formatos de livros do Plano Nacional do Livro Didático, é reconhecido internacionalmente como o que há de mais moderno em acessibilidade de leitura.

E aí? Vamos comemorar lendo?!

Criado e desenvolvido por Eduardo Perez e Pedro Milliet, Results Ltda. © Fundação Dorina Nowill para Cegos. 2015 - 2020 ||| Logotipo do DAISYLATINO.