Logotipo da Dorinateca - Link para Home
Aumentar a fonte Diminuir a Fonte
Muda contraste.



Cadastrar-se | Esqueci a senha
ACERVO - INFORMAÇÕES DO LIVRO
A DITADURA ENVERGONHADA: AS ILUSÕES ARMADAS: VOL.1
Autor: GASPARI, ELIO
Editora: Companhia das Letras
Categorias: Didático - História do Brasil, Ditadura e ditadores - Brasil
Palavras-chave: Ditadura - Brasil, Perseguição política - Brasil, Tortura - Brasil, Brasil - Política e governo - 1964-1967, Brasil - Política e governo - 1967-1969
Nª de Páginas: 389 - Data: 2002 - Local: São Paulo

Sumário: Em 1984, o jornalista Elio Gaspari ganhou uma bolsa de três meses do Wilson Center for International Scholars. Sua intenção era escrever um ensaio cujo título já estava definido: "Geisel e Golbery, o Sacerdote e o Feiticeiro". Em cerca de cem páginas, Gaspari pretendia explicar por que, entre 1974 e 1979, o ex-presidente e o chefe do seu Gabinete Civil desmontaram a ditadura militar, quando na década anterior, entre 1964 e 1967, haviam ajudado a construí-la. A convicção de que bastariam cem páginas foi abandonada, e o que era um ensaio se transformou no projeto de cinco livros. A ditadura envergonhada, primeiro volume da série, reconstiui os primeiros anos do regime militar brasileiro, desde o golpe de 64 até a edição do Ato Institucional no. 5, em dezembro de 68, e a realização da famosa aula de tortura de outubro de 69, dada por um tenente na Vila Militar, no Rio de Janeiro.
Criado e desenvolvido por Eduardo Perez e Pedro Milliet, Results Ltda. © Fundação Dorina Nowill para Cegos. 2015 - 2017 ||| Logotipo do DAISYLATINO.