Logotipo da Dorinateca - Link para Home
Aumentar a fonte Diminuir a Fonte
Muda contraste.



Cadastrar-se | Esqueci a senha
ACERVO - INFORMAÇÕES DO LIVRO
O INIMIGO DO REI: UMA BIOGRAFIA DE JOSÉ DE ALENCAR, OU, A MIRABOLANTE AVENTURA DE UM ROMANCISTA QUE COLECIONAVA DESAFETOS, AZUCRINAVA D. PEDRO II E ACABOU INVENTANDO O BRASIL
Autor: NETO, LIRA
Editora: Globo
Categorias: Brasil - História
Palavras-chave: Alencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretação, Escritores brasileiros - Biografia
Nª de Páginas: 432 - Data: 2006 - Local: São Paulo

Sumário: O jornalista Lira Neto apresenta um José de Alencar irrequieto e polemista, envolvido até a alma com a invenção de uma literatura brasileira e com as lutas políticas do Império. 'O inimigo do rei - uma biografia de José de Alencar', do jornalista e escritor Lira Neto, autor do livro 'Castello - a marcha para a ditadura', tem um outro subtítulo esclarecedor sobre o biografado - ''A mirabolante aventura de um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil''. Com efeito, o homem público contraditório e incansável na defesa de suas idéias e o escritor polêmico que foi José de Alencar (1829-1877) são aqui reconstituídos em detalhes, reatualizando as grandes polêmicas literárias e políticas em que se envolveu, ou revelando-nos facetas novas, através da pesquisa a documentos pouco ou nunca trabalhados pela crítica literária e pela historiografia. E um dos grandes méritos do livro é realizar com sucesso as várias articulações entre as ações políticas e a carreira literária de Alencar, considerando com cuidado as próprias apostas e dubiedades do biografado em ambos os terrenos em que atuou. Lira Neto efetuou uma pesquisa detalhada, que incluiu a consulta a dezenas de jornais raros e documentos. Através da vida de Alencar, apresenta ao leitor o Brasil oitocentista - particularmente o da Corte, onde o escritor viveu a maior parte da vida - com sua escravidão, suas lutas intestinas e guerras. A pesquisa incluiu, ainda, a consulta a uma rica iconografia, especialmente caricaturas e charges de época, que constam do volume, o que permite ao leitor visualizar a atmosfera da imprensa da época.
Criado e desenvolvido por Eduardo Perez e Pedro Milliet, Results Ltda. © Fundação Dorina Nowill para Cegos. 2015 - 2019 ||| Logotipo do DAISYLATINO.