Logotipo da Dorinateca - Link para Home
Aumentar a fonte Diminuir a Fonte
Muda contraste.



Cadastrar-se | Esqueci a senha
ACERVO - INFORMAÇÕES DO LIVRO
JOÃOZITO : A INFÂNCIA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
Autor: GUIMARÃES, VICENTE
Editora: Panda Books
Categorias: Literatura - Brasileira - Biografia
Palavras-chave: 1. Rosa, João Guimarães; 1908-1967 - Infância e adolescência, 2. Escritores brasileiros - Século XX - Biografia
Nª de Páginas: 183 - Data: 2006 - Local: São Paulo

Sumário: Joãozito era uma criança diferente dos demais colegas de infância - adorava brincar com insetos, estudar as formigas, comer pastéis e passar um domingo inteiro lendo na Biblioteca Municipal. Uma criança muito especial, um menino quieto, um menino do sertão. Neste livro, com prefácio de Moacyr Scliar, Vicente Guimarães nos revela as aventuras de criança de Joãozito, retrata os habitantes de Cordisbugo que tornaram-se personagens das obras de Guimarães, seus estudos na capital mineira, a vida do médico e do diplomata Joãozito, e na 'melhor parte do livro', como diz o autor, há as correspondências trocadas entre tio e sobrinho, já adultos. Quando escreveu este livro - cinco anos após o 'encantamento' de Guimarães Rosa -, Vicente procurou penetrar no estilo de Joãozito, ousando na criação de novas palavras. Tornou-se o primeiro discípulo, incorporando palavras do mestre. A obra foi dedicada ao sobrinho, até chegar o momento de se reencontrarem novamente. O reencontro ocorreu em 1981, ano de falecimento de Vicente Guimarães. Como o próprio Rosa afirmou que um homem não deve separar biografia e obra, este livro torna-se indispensável para os admiradores do autor de 'Grande Sertão - Veredas'.
Criado e desenvolvido por Eduardo Perez e Pedro Milliet, Results Ltda. © Fundação Dorina Nowill para Cegos. 2015 - 2018 ||| Logotipo do DAISYLATINO.