Logotipo da Dorinateca - Link para Home
Aumentar a fonte Diminuir a Fonte
Muda contraste.



Cadastrar-se | Esqueci a senha
ACERVO - INFORMAÇÕES DO LIVRO
VISÃO DO PARAÍSO
Autor: HOLANDA, SÉRGIO BUARQUE DE
Editora: Publifolha
Categorias: Brasil - História
Palavras-chave: 1. América - Descobrimento e explorações, 2. Brasil - História, 3. Brasil - história e explorações, até 1549, 4. Descobrimentos geográficos portugueses, 5. Lendas - América, 6. Mitos geográficos, 7. Paraíso
Nª de Páginas: 452 - Data: 2000 - Local: São Paulo

Sumário: 'Visão do paraíso', originalmente uma tese universitária, traz alguns temas básicos de nossa formação encarados com uma profundeza e uma objetividade que lhes dão um relevo até agora não atingido. O principal deles é a diferenciação entre a América Espanhola e a América Lusitana, resultante de alguns traços da fisionomia das duas raças e que tiveram no Novo Mundo uma projeção marcante e são raramente levados em conta pelos estranhos. A tendência ao realismo português, em contraposição ao imaginativo espanhol, permitiu a famosa boutade - retire-se tudo o que há de grandioso num espanhol e resultará daí um português. Será isto o resultado do escolasticismo e da dialética medieval, que resistiu em solo luso à retórica renascentista? É a hipótese que o autor examina detidamente. Não é um livro que interesse somente a brasileiros. É uma obra que pertence, sem dúvida alguma, ao pensamento histórico universal. Atinge alguns pontos básicos para a compreensão da alma latina do continente.
Criado e desenvolvido por Eduardo Perez e Pedro Milliet, Results Ltda. © Fundação Dorina Nowill para Cegos. 2015 - 2019 ||| Logotipo do DAISYLATINO.