Logotipo da Dorinateca - Link para Home
Aumentar a fonte Diminuir a Fonte
Muda contraste.



Cadastrar-se | Esqueci a senha
ACERVO - INFORMAÇÕES DO LIVRO
BOUVARD E PÉCUCHET
Autor: FLAUBERT, GUSTAVE
Editora: Nova Fronteira
Categorias: Literatura - Estrang. - Romance
Palavras-chave:
Nª de Páginas: 317 - Data: 1981 - Local: Rio de Janeiro
Domínio Público

Sumário: Dois indivíduos, Bouvard e Pécuchet, decidem, após os 50 anos, e, em virtude de uma herança inesperada, reformarem-se dos seus empregos e começar uma nova vida. Vão para o campo, compram uma quinta e começam a cuidar desta, com a ajuda de livros sobre vários aspectos da agricultura. Após algumas más experiências, decidem, em virtude de julgarem que o fracasso se deveu a deficientes conhecimentos na composição e decomposição de organismos, à quimica. Mais livros, mais estudos, mais experiências, e chegam à medicina; mais livros, mais dúvidas, chegam à história, e depois à arqueologia; o mesmo sistema de livros, investigações e dúvidas; e o rol de experiências nos mais diversos campos não acaba, sempre no meio da sociedade em que vivem, no campo, cujos vizinhos assistem, muitas vezes estupefactos, à miríade de experiências, algumas bem sucedidas, daqueles dois irrequietos comparsas, indo a fundo em todas as áreas em que se metem, para nunca conseguirem chegar à certeza de tudo - é o retrato cómico da eterna busca do ser humano, nunca satisfeito e querendo ir sempre ao fundo das coisas, para descobrir que não há assunto nenhum em que se possa ter um conhecimento suficientemente sólido e profundo, tudo é subjectivo e qualquer experiência fora do normal na sociedade é alvo de fortes críticas e contestações.
Não obstante, atravessaram com grande entusiasmo, além das áreas referidas acima, a literatura, a política, o amor, a ginástica, o magnetismo (!), o espiritismo, a religião (o momento apoteótico do livro) e a educação.
É uma leitura hilariante e ao mesmo tempo extremamente inteligente de conteúdo, dado as imensas controvérsias que surgem, sob a forma de reflexões e diálogos sobre todo o tipo de assuntos, um livro que congrega vários tipos de debate sobre temáticas objectivas e subjectivas, com vários pontos de vista em disputa, mas onde nunca ninguém consegue uma supremacia clara sobre ninguém, mostrando a perenidade do conhecimento humano, quando submetido a uma análise mais aturada.

O livro não foi terminado mas tem umas notas finais do autor que mostram como é que o livro acabaria - esse final é bem revelador de toda a génese do livro, e o corolário de tudo o que este mostrou.
Criado e desenvolvido por Eduardo Perez e Pedro Milliet, Results Ltda. © Fundação Dorina Nowill para Cegos. 2015 - 2020 ||| Logotipo do DAISYLATINO.